Game Design, O Que é?

Um dos ramos mais importantes na criação de um game é o Gamer Designer, saiba mais sobre Game Design.

Game Design basicamente é a ideia por trás de um jogo, para entendermos melhor vamos esclarecer um pouco sobre o termo “Design” pois é um termo que muitas pessoas associam somente a profissão de Design gráfico, design vai muito além disso, design é a idealização, criação de alguma coisa não importa o que seja, no caso do designer gráfico ele trabalha com identidade visual então ele pode criar logotipos por exemplo, o designer de moda desenha roupas, designer de ambientes projeta o visual de um quarto por exemplo. Game Design é o núcleo criativo de um game, e o Gamer Designer é quem idealiza um jogo, é ele quem dá a visão do projeto.

Vale lembrar também que o termo Game Designer não se limita somente a jogos eletrônicos, ele também abrange jogos de tabuleiro, de cartas. Mas neste conteúdo iremos focar mais nos jogos eletrônicos.

O profissional de Game Design participa de todas as áreas de desenvolvimento do jogo, participa d parte de jogabilidade, roteiro, personagens, identidade visual do jogo, trilha sonora que será usada, efeitos sonoros e também programação. Esse profissional une todos os elementos que compõem um jogo, coloca tudo na mesma visão, porém ele não coloca a mão na massa, ele tem uma visão mais geral do projeto e não de uma área em específica somente. Ele não fará detalhe por detalhe do game, são eles que dão as ideias, são eles que ditam o rumo do projeto, acompanham todo o andamento do início ao fim, analisa a trilha sonora, personagens, eles veem se tudo está combinando com a ideia do jogo.

No início desta indústria as pessoas que tinham as ideias de jogo eram os mesmos que colocavam a mão na massa e desenvolviam todo o jogo, porém essa indústria tem avançado muito e hoje existem projetos com duração de mais de 2 anos, que contam com uma equipe de mais de 100 pessoas com vários Game Designers, atualmente o dono da ideia só dita a ideia, ele não coloca mais a mão na massa como antigamente, são outros profissionais que fazem todo o trabalho duro vamos se dizer assim. São eles que transformam a ideia em realidade.

Tem muito bastidor e muito trabalho por trás do seu jogo preferido, ele com certeza foi muito bem pensado e elaborado e depois de algum tempo só na imaginação o jogo se tornou realidade e ficou disponível no seu aparelho.

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.